LOGO

LOGO
logo

domingo, 16 de maio de 2010

A Acção Nacional


A Acção Nacional é uma estrutura informal de nacionalistas que perfilham as diversas correntes de pensamento existentes naquilo que podemos designar como Área Nacionalista. A maturidade política daqueles que compõem a Acção Nacional permitiu superar os pormenores que os afastavam e centrarem-se naquilo que é essencial. Em consequência disso, decidimos unir esforços num projecto comum que resulta de uma vontade partilhada; a de estabelecer um movimento nacionalista realmente dinâmico, coeso e sério.

Sabemos que inúmeros são os obstáculos pela frente. Olhando para os últimos 35 anos reparamos que o nacionalismo continua a ser um ideal marginal e sem expressão política, social e cultural, em grande parte devido, diga-se com franqueza, a uma crónica incapacidade organizativa, à qual urge pôr termo.

Estamos cientes que dentro da área nacionalista se deparam problemas que à partida podem parecer incontornáveis (querelas pessoais, intrigas, desejos de mandar e de reconhecimento, etc.), porém, é na superação desses problemas o desafio a que nos propomos. Para que o nacionalismo se afirme como uma ideologia publicamente credível e de convergência nacional, primeiramente há que ORGANIZÁ-LO, estabelecendo desde logo os alicerces para tal.
Antes de mais, e este é o princípio elementar, há que acreditar que a conciliação entre as distintas correntes nacionalistas pode ser uma realidade, mais, tem de o ser, se todos sem excepção colocarem a Causa que dizem defender acima dos seus interesses pessoais ou de grupo. A partir daqui tudo é possível.

Ora, se constatamos que é mister organizar devidamente o nacionalismo enquanto movimento dinâmico, também concluímos que não tem existido um impulso suficientemente forte para que se edifiquem estruturas organizativas que perdurem e façam frente aos inevitáveis problemas que vão surgindo ao longo dos tempos. As organizações nacionalistas, na sua maior parte, têm aparecido e desaparecido sem que deixem qualquer marca na história política portuguesa. É óbvio que algo está persistentemente errado e necessita ser analisado e solucionado!

Importa igualmente esclarecer o que é a Acção Nacional e a que se propõe. Já o dissemos que somos um conjunto de nacionalistas que se organizaram de forma informal. Mas também é pertinente dizer aquilo que não somos. Não é nossa pretensão criar mais uma organização política ou sequer um partido. Longe disso. Não temos um corpo directivo hierarquia estabelecida. Não existe fichas de militantes nem qualquer quotização. A ACÇÃO NACIONAL É UMA PLATAFORMA DE DEBATE E CONVERGÊNCIA, GERADORA DE IDEIAS E EVENTOS.
A Acção Nacional define como sendo o seu campo de actividade o apoio material às organizações nacionalistas já existentes, a realização de eventos vários, sejam conferências, universidades de Verão, concertos musicais, visitas a monumentos ou mesmo passeios e caminhadas. Tanto há para fazer. Apenas é preciso actuar, actuar e actuar sempre mais, com criatividade e objectividade! Somente assim poderemos capitalizar a atenção e o apoio dos portugueses.

Desde esta plataforma que apelidamos Acção Nacional estendemos a mão aberta em sinal de amizade e voluntarismo idealista a todos os nacionalistas. Contamos convosco e queremos que contem connosco!

Assim sendo, camaradas, mãos à obra pela edificação de um movimento nacionalista mais dinâmico e mais forte!

3 comentários:

  1. Tão precisados que estamos de Acção Nacional!
    Mais uns quantos para o Bom Combate...
    Tudo de Bom Camaradas!

    ResponderEliminar
  2. Dia triste, pq começo a achar q nada vale a pena, q poucos querem, ja começo a perder as forças para combater... encontrar este Blog...é mais um bocadinho de incentivo para não desistir. Obrigada. Mas, por exemplo, a LEi do casamento... já está... tudo ja está.. não será melhor fugir-mos, não sei para onde, c as nossas famílias?? Claro q estarei 10 Junho, ja sei o sítio. Obrigada.

    ResponderEliminar
  3. cara Helena Nunca desista! Resista! :)

    ResponderEliminar